Terça-feira, 3 de Outubro de 2006

João Gomes Gonçalves - Próprio nome

Quando o Império Romano entrou em decadência, os imperadores estavam por pouco tempo na cadeira do poder, o que colocou em problema à propaganda oficial: cada vez que ocorria uma mudança de imperador era necessário esculpir novas estátuas e espalhá-las pelo império.

Os artistas de serviço encontraram uma engenhosa maneira de resolver o problema e poupar uma moedas aos cofres públicos: a estátua era esculpida até ao pescoço e em lugar da cabeça abriam um buraco. Sempre que era necessário esculpia-se apenas a cabeça do último «condenado» e colocava-se a  nova cabeça no buraco da estátua!

Os autarcas portugueses  duas vantagens sobre os imperadores romanos: a sua cabeça  está por muitos anos e bons na cadeira do poder e não precisam de economizar euros aos cofres do município.  

Por esta ou por outras razões, alguns autarcas sentem-se à vontade para antecipar o julgamento da história e entronizar-se em vida. Parece que o primeiro a fazê-lo foi  Mesquita Machado, presidente da Câmara de Braga.

(...)
Acabamos de saber que, José Rondão Almeida , presidente da Câmara de Elvas, também inaugurou um lar, para a terceira idade e uma praça de touros, a que foi dado a seu nome. Na página da Internet do município, pode ler-se: 

Cerca de cinco mil pessoas ao vivo e milhões de espectadores em todo o mundo - através das transmissões da RTP-1, RTP-Internacional e canais regionais de Espanha – assistiram à “Festa Ibérica”, que constituiu o programa da Gala Inaugural do Coliseu José Rondão Almeida, em Elvas.

(O governo prestou-se à brincadeira, fazendo-se representar pelo Secretário de Estado, Jorge Lacão)

Em Elvas não há rotunda, reparação de muro, beneficiação de qualquer coisa que não leve uma placa comemorativa com o nome do presidente: Elvas é a cidade com maior número de placas com o nome do presidente, por metro quadrado, em toda a Europa!

Entrevistados, alguns munícipes acham bem que o presidente da câmara coloque as placas com o seu nome: “foi ele que fez a obra, portanto está certo”.

Acontece que aquele presidente ou qualquer outro não faz qualquer obra: o seu papel é gerir os dinheiros públicos na prestação de serviços às populações, na execução de infra-estruturas, em acção de apoio social, etc.  e prestar contas, de modo regular e transparente, da actividade do município.

Os munícipes nada lhe devem e é pela qualidade ou mediocridade da sua gestão que deve ser escrutinado em eleições.

Só num mundo de pernas para o ar é que José Rondão Almeida pode gastar dinheiro público em propaganda pessoal e o governo ser conivente porque o autarca é do mesmo partido.

João Gomes Gonçalves

publicado por Carlos A. Andrade às 17:40
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De josé simões a 9 de Outubro de 2006 às 16:44


De Ruben a 18 de Abril de 2007 às 15:27
Acho muito bem que o nome do Sr. Presidente da Cidade de Elvas esteja nas placas, ele não as faz, mas sem ele esta cidade nao estava como está agora. é uma das maiores cidades do alentejo. e a cidade esta muito bonita! graças a quem?? a ele!
Por isso acho muito bem, eu como habitante da cidade de elvas concordo que o nome do sr presidente esteja nas placas uma ves que a idea de iconstruir é dele! e a população concorda toda. nao foi ele que escolheu o nome do coliseu, foi outras pessoas como os presidentes das juntas de freguesia do concelho de elvas.
VIVA O SR. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ELVAS


De Eye a 20 de Junho de 2007 às 18:44
Caro Rúben,
para começar sugiro-lhe que aprenda a escrever, que os erros ortográficos e gramaticais até doem!
Depois, sugiro-lhe também que fale apenas por si, que eu também sou habitante de Elvas e considero um disparate a quantidade de placas, edifícios e afins com a nomenclatura do presidente. Francamente, isso é culto da personalidade! Algo que, aliás, era muito criticado noutros regimes políticos, mas que agora se faz com o consentimento de tolos que acham "certo" porque foi ele que dirigiu (e não fez!) as obras, com o nosso dinheiro, claro!


De Francisco a 28 de Setembro de 2007 às 17:00
Concordo Plenamente com o Sr . Rúben !
Umas ves que a população da cidade de elvas e de todo o concelho de elvas , está contente com o trabalho do Sr Presidente, está tudo dito! O Sr . José Rondão Almeida já há varios anos que o faz, e sempre que ha eleições ele ganha com maioria absoluta! isso diz tudo não acha?! QUE A POPULAÇÃO NÃO SE IMPORTA QUANTO A ELE METER O NOME NAS PLACAS! se voce está mal ou coisa do género há remédio para isso, vá morar para Outra Cidade ou Vila e verá que é o mesmo ou pior e assim deixa trabalhar quem quer trabalhar e nao critica tanto! Quanto aos erros do Sr Rúben voce não tem nada haver com isso, cada um sabe da maneira como escreve e ninguem tem nada a dizer! Como ja disse o Sr . Rúben e eu concordo, Acho bem que o Sr . José Rondão Almeida tenha o nome dele nas placas! Cada um sabe de sua vida! e quem manda é ele não é voce cala a boca! É Simples! DEIXE TRABALHAR QUEM SABE!
VIVA JOSÉ RONDÃO DE ALMEIDA !
:D


Comentar post

.pesquisar

 

.Fevereiro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28


.posts recentes

. Carlos Andrade - Suspensã...

. Carlos Andrade - Suspensã...

. Teste

. João Brito Sousa - Futecr...

. Fernanda Valente - Mensag...

. António Carvalho - Mensag...

. João G. Gonçalves - Futec...

. J. Leite de Sá - Integraç...

. J. L. Viana da Silva - De...

. António Carvalho - Camara...

.arquivos

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

. Janeiro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds