Quinta-feira, 23 de Novembro de 2006

Tiago Sousa Dias - Esquerda, direita e centro

A Esquerda de Cavaco; A Direita de Sócrates e o Centro de Mendes.
 
 
Após este titulo julgo que pouco mais haveria a dizer, no entanto, convém esclarecer para que não restem resquícios de dúvidas. 
Na qualidade de cidadão preocupa-me a nitidez e passividade com que o País assiste hoje a conluio muito pouco saudável entre o Presidente da República e o Primeiro Ministro. Na verdade o permanente aconchego que Cavaco Silva presta a José Sócrates realça por um lado que (por ora) Cavaco tem privilegiado a estabilidade politica do País mas também, por outro, que o Presidente acolhe bem as medidas do Governo PS, algo que só pode ser explicado por 2 factos distintos.
 - Ou Sócrates fugiu do seu eleitorado tradicional posicionando-se mais (ainda) ao centro quiçá até direita, o que só se fundamenta na actual situação económica do país que carece verdadeiramente de intervenções típicas de Governos Conservadores em tempos de vacas magras(relembre-se a este propósito os recentes - uns mais outros menos - casos provenientes do centro Europeu). Nesta circunstância compreende-se o acolhimento de Cavaco, homem de Direita;
 - Ou Cavaco fugiu para a esquerda por motivos eleitorais. Na verdade, parecendo um paradoxo, caso Cavaco Silva se encoste à esquerda mantendo sempre o inevitável apoio da Direita, o cenário eleitoral será este. Quem vota à Direita, votará em Cavaco (pelo motivo que referi - "inevitável apoio"). Quem votar contra a Direita votará em Cavaco ou..."outro", em todo caso alternativo. 
Já no caso de Marques Mendes a incompreensão aumenta à potência. Isto porque podendo Marques Mendes abrir no "mercado politico" um campo de direita moderada no qual venceria por Wild Card, optou desde sempre por temorizar aquilo que no passado tanto se falou como sendo a dificuldade de um líder - o interior do partido. Marques Mendes optou por enfrentar duas batalhas simultâneamente: uma contra Sócrates (esquecendo-se que o Governo não é Socrático mas Socialista) e outra contra todos quantos lhe possam fazer oposição dentro do partido. Ora este virar de cabeça para um lado e para o outro provocou na direcção do meu partido um verdadeiro torcicolo politico que tem levado a sucessivas derrotas da Direcção do Partido em ambas as frentes.
É preciso falar para a esquerda e para a direita, não apenas na direcção do infinito.
 
Tiago Sousa Dias
publicado por Carlos A. Andrade às 18:51
link do post | comentar | favorito
|
6 comentários:
De Feios Porcos e Maus a 28 de Novembro de 2006 às 20:58
Quanto é que ganham vocês para debitar ideias na TV ??


De Feios Porcos e Maus a 1 de Dezembro de 2006 às 00:36
FALAM DE ?????
ESQUERDA-DIREITA-CENTRO ????
DEIXEM-ME RIR.
VOSSAS EXAS DEVEM VIVER NOUTRO PLANETA OU SERÁ QUE AINDA NÃO REPARARAM - certamente por fazerem parte do sistema - QUE NÃO EXISTE ESQUERDA-DIREITA-CENTRO.
O QUE EXISTE É A LUTA PELO TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS QUE O PODER POLITICO PROPORCIONA AOS QUE LÁ FICAM A MANDAR A MANDO DE QUEM LHES PAGA AS CAMPANHAS ELEITORAIS - ENFIM LÁ POR FORA CHAMAM-SE GRUPOS DEE PRESSÃO - CÁ É PANELA DE PRESSÃO - POIS O ZÉ ESTÁ FARTO DA ESQUERDA DA DIREITA E DO CENTRO QUE DESDE O 25 DE ABRIL SÓ SE TEM ENCHIDO E APROVEITADO EM PROVEITO PRÓPRIO DOS RECURSOS AGORA PARCOS QUE FORAM DEPAUPERANDO DESDE AQUELA DATA QUE DEVIA DE SER PARA COMEMORAR MAS INFELIZMENTE O NÃO É POIS CADA VEZ MAIS CHEGAMOS Á CONCLUSÃO QUE BEM BEM ESTAVAMOS NO TEMPO DO SALAZAR E DO CAETANO ALTURA EM QUE DE FACTO A NOSSA ECONOMIA CRESCIA CRESCIA CRESCIA - DEPOIS FOI O QUE SE VIU . O SUAREZ VENDEU O OURO PARA PAGAR A REVOLUÇÃO, DEU AS COLÓNIAS A QUEM ENTENDEU E RESOLTOU NO QUE RESULTOU - guerras civis por todo o lado e ainda teve a lata de falar em descolonização exemplar quando devia de ser julgado por crimes contra a humanidade enfim - E VOCÊS COMENTADORES PAGOS BEM PAGOS DEVIAM COMENTAR REALISTICAMENTE E DEIXAREM DE OPINAR TRETAS.
DEVIAM ERA POR EXEMPLO PERGUNTAR AO PRESIDENTE OU SEJA LÁ QUEM FOR DO COMPROMISSO PORTUGAL, SIM AQUELE INDIVIDUO CHEIO DE IDEIAS E "TÃO PREOCUPADO" COM O FUTURO DE PORTUGAL - PORQUE É QUE SE ESTÁ TÃO PREOCUPADO COM O FUTURO DE PORTUGAL E DOS PORTUGUESES - PORQUE É QUE NÃO PAGOU OS 700.000 EUROS DE DIVIDA AO FISCO MESMO DEPOIS DE PRESCEVER O PRAZO - ao que dizem porque tinha mudado de casa - um figuraço destes que as finanças nem sabiam quem era onde trabalhava - ENFIM ESTES SÃO OS VOSSOS EXEMPLOS OS EXEMPLOS DE TODOS VÓS QUE NÓS TEMOS DE COMER E OUVIR .... MAS PODEMOS FALAR - POR ISSO - ainda - viva ao 25 de abril - MORTE AOS CORRUPTOS SEUS LACAIOS E A TODOS OS MENTIROSOS E ALDRABÕES QUE AJE COMO UM POLVO TIPO MÁFIA ...MAS O POVO ADORA UM BOM ARROZ DE POLVO E O PRATO AVIZINHA-SE - POR ISSO CONTINUEM CONTINUEM...


De NECPRI a 5 de Dezembro de 2006 às 13:43
Começamos por pedir desculpas pela escolha deste meio de contacto, mas não nos ocorreu, em tempo útil, outro mais apropriado.

O NECPRI - Núcleo de Estudos de Ciência Política e Relações Internacionais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, está a organizar Jornadas comemorativas do 10ª Aniversário da Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais, a qual funciona naquela Faculdade.

Levando em linha de conta o seu vasto currículo académico e profissional, o NECPRI teria o maior gosto em convdar o Senhor Professor José Pacheco Pereira a produzir uma intervenção no decurso do referido evento, o qual terá lugar nos dias 14 e 15 de Dezembro do corrente ano civil.

A fim de efectivarmos o convite ao Senhor Professor, agradecíamos que nos facultassem o respectivo contacto.

Agradecidos pela vossa atenção, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.

Agradecemos a brevidade na resposta.

A DIRECÇÃO DO NECPRI

Contacto: necpri@gmail.com


De Feios Porcos e Maus a 5 de Dezembro de 2006 às 23:11
Olha que maneira de Convidar o Proff. para debitar mais umas tretas.
Porque é que não me convidam a mim ?
Será que os alunos não merecem melhor ? Será que o ensino Universitário está pelas ruas da amargura e vendido a este tipo de "comentadores ditos independentes " mas que não são mais que puros porta-vozes tipo cães de caça dos partidos onde militam .
Vá lá pensem na vossa Formação . Eu até vos posso dar muito melhor e de "borla".


De Feios Porcos e Maus a 17 de Dezembro de 2006 às 16:26
Então o Prof dignou-se a responder ?
Se sim quanto é que ele averbou ????
O tema deve ter sido muito interessante e deveras intelectualizados .... enfim temos o ensino que temos as opiniões que temos e a cultura que temos ... bem espremido é ZERO.

Isto de Estudos de Ciência Política e Relações Internacionais tem muito que se lhe diga, mas bem vistas as coisas nem sei bem para que serve o vosso curso . È que isto de diplomacia está mal à cadência com que fecham representações e Consulados qualquer dia só há vagas prós meninos e menimas de posse de uma muito boa Cunha.. .. e são esses que certamente nos vão representar muito bem lá fora entre um pé de dança e outro +pé de dança....
Isto faz-me lembrar quando por acaso visitei o ICEP em Madrid ... que instalações que recato e tanta gente com canudo a não fazerem nada ... e mais ainda com casa paga bons ordenados ajudas de custo umas mordomias ... e espante-se tantos meninos com nomes sonantes ...
Enfim meus amigos se não fazem parte da lista de nomes sonantes chapéu... Mas ainda lhes digo mais uma coisita tive mais ajuda dos Espanhois que do ICEP que devia apoiar os empresários Portugueses ... inacreditável mas é a mais pura das verdades ... e no final perguntei-me para o quê da existência destas organizações que não servem para nada mais que organizar almoços e jantares à pála do orçamento... enfim é uma vergonha que este tipo de gente represente ou queira representar os Portugueses .. enfim ..
Mas conto-lhes uma outra história . Uma menina de familia estudou no UK e tirou um Curso de Marketing , trabalhava ela em Londres quando o papá a manda vir pois tinha tratado de tudo prá menima trabalhar no comité olimpico... a menina ficou encantada .. tinha uma bela vista o escritório que lhe estaria destinado e teria um belo status pra não fazer nada ... mas enfim a cunha não foi suficiente e entrou outro com a cunha maior que em vez de ir ganhar 1500 euros foi logo ganhar 4000 ... o desaguisado foi familiar note-se bem ... nada demais ... a menina entretanto entrou em depressão e tentou tentou arranjar trabalho compatível com a sua posição milharees de CV's voaram e voaram pela internet pelo correio fora os anos passaram e agaoara a menina vende roupa de bébé... algures nas terras de nuestros irmanos....
Muitas vezes a cunha boa pode não ser aquela que se pensa é só pra vos avisar dado que por certo muitos de vós esperam ansiosamente co papá ou a mamã vos garanta um ou outro poleirinho um Job for the boy...
Mas eu até sugiro que em caso de inexistência de Job for the boys leiam atentamente os classificados do correio da manhã verificam a quantidade de licenciadas que exerce uma profissão liberal... embora ela seja a mais antiga do mundo promete resultados liquidos em curto espaço de tempo... este é o futuro de muitso dos estudantes deste país....



De Feios Porcos e Maus a 13 de Dezembro de 2006 às 19:14
ENTÃO O SALÁRIO MINIMO PASSA PARA 500 EUROS NO ANO DE 2011. MAL POSSO ESPERAR AFINAL SÃO SÓ MAIS 5 ANITOS . MAS DE QUE VALE ISSO ? SERIA BOM SE NOS PAISES DA UE O MESMO NÃO SUBISSE AÍ HAVERIA CONVERGÊNCIA MAS NÃO. ESTAMOS GOVERNADOS POR FILOSOFOS QUE Á FALTA DE MEDIDAS CONCRETAS DISPARAM COM PROJECTOS E AUMENTOS PARA AS CALENDAS GREGAS. S´OS PROJECTOS EM QUE ELES OS GOVERNANTES DO GOVERNO CENTRAL E AUTARQUIAS ESTÃO INTERESSADOS PELAS CHORUDAS COMISSÕES PAGAS POR FORA, É QUE ARRANCAM PARA FAZER BONITO MESMO QUE SEJAM MEGALOMANAS COMO O FOI O ESCANDALO DOS ESTADIOS DE FUTEBOL, DA EXPO 98 E AGORA AVIZINHA-SE O TGV E O AEROPORTO DA OTA... GRANDES PROJECTOS GRANDES MAMAS ... MAS NÃO INTERESSA QUEM PAGA ESSAS PORRAS TODAS O QUE INTERESSA É AS COMISSÕES PRÓ MENINO E PRÁ MENINA DOS POLITICOS . UMA POUCA VERGONHA. ENTRETANTO ENCERRAM ESCOLAS, A FORMAÇÃO ESTÁ NA MERDA, ENCERRAM MATERNIDADES MAS QUEREM FAZER ABORTOS À PALA DOS SERVIÇOS PUBLICOS E PROVAVELMENTE ONDE EXISTIAM AS MATERNIDADES ENCERRADAS, RETIRAMK-SE COMPARTICIPAÇÕES NOS MEDICAMENTSO REDUZ-SE O SUBSIDIO DE DESEMPREGO, PROMOVEM O EMPREGO PRECÁRIO ENFIM É O SALVE-SE QUEM PUDER ... POR FALAR NISTO A PANELA DE PRESSÃO ESTÁ AO LUME E AS PAREDES NÃO SÃO TÃO GROSSAS COMO ISSO PODE REBENTAR A QUALQUER MOMENTO .....


Comentar post

.pesquisar

 

.Fevereiro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28


.posts recentes

. Carlos Andrade - Suspensã...

. Carlos Andrade - Suspensã...

. Teste

. João Brito Sousa - Futecr...

. Fernanda Valente - Mensag...

. António Carvalho - Mensag...

. João G. Gonçalves - Futec...

. J. Leite de Sá - Integraç...

. J. L. Viana da Silva - De...

. António Carvalho - Camara...

.arquivos

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

. Janeiro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds