Segunda-feira, 11 de Julho de 2005

Fernanda Valente - Mulheres e investimentos

O elemento feminino na política corre cada vez mais o risco da aproximação ao índice zero de existência. Existem maioritariamente duas tipologias de mulher, no panorama político nacional, cujas tipologias estão confinadas aos extremos de uma escala de comportamentos assente numa matriz estereotipada que é sinónimo da visão obtusa de uma certa classe política.
Uma analista política, habitual comentadora do jornal das 21 horas da Sic Notícias, cujo perfil se insere naquela tipologia feminina que assusta qualquer homem num raio de 50 m, apresenta-se sistematicamente zangada com Deus e os Homens, facto que, apesar do mérito que lhe possa ser reconhecido, em nada abona a classe política feminina, ou melhor, em nada contribui para alterar a imagem que se tem da mulher na política e na Administração Pública. É possível comentar com sabedoria, inteligência, perspicácia e também, porque não, com alguma dose de feminilidade, a exemplo de outras analistas daquele mesmo espaço televisivo, como Helena Roseta, Maria José Nogueira Pinto ou Maria de Belém.
Mas, nem só na forma a mulher política portuguesa deve rever o seu comportamento, também na substância, ou seja na qualidade das declarações que profere, sobretudo quando se trata de fazer afirmações injustas, despropositadas, que só servem interesses partidários e lançam, de uma forma capciosa, a confusão na mente dos espectadores.
A propósito do “calcanhar de Aquiles” do Programa de Investimentos apresentado pelo governo, e que resumidamente aponta para a crítica às Parcerias Público-Privadas, em sistema de “project finance”, gostaria de saber qual a alternativa a este plano defendido pelo PSD. A não realização destas obras, que se eternizam na fase do projecto, ou a sua realização com capitais exclusivamente públicos?
Convenhamos que este Programa de Investimentos em Infra-Estruturas Prioritárias é até bastante modesto comparativamente ao defendido pelo Dr. António Mexia, ex-ministro das Obras Públicas do anterior executivo e coordenador do programa de governo do PSD nas últimas legislativas, que previa, para além da construção do novo aeroporto, uma 3ª ponte sobre o rio Tejo, uma nova via ferroviária na ponte 25 de Abril de apoio às ligações do TGV e um túnel subaquático de ligação da parte oriental da cidade ao Barreiro. Presumo que a intenção era recorrer às PPP ou acaso estaria prevista a edificação de tais obras com o oiro do Dr. Miguel Cadilhe?
A implementação de um novo aeroporto e a ligação do TGV a Lisboa e ao Porto, assim como a conclusão da CRIL e o prolongamento da auto-estrada que vai ligar o Norte ao Sul do País, são obras absolutamente indispensáveis, de outro modo, correríamos o risco de, num prazo entre 10 a 15 anos, o tráfego aéreo internacional com destino a Portugal, ser canalizado para o Aeroporto de Madrid, utilizando-se posteriormente o TGV para acesso a Lisboa ou ao Porto, ou na falta dessa infra-estrutura, o recurso àqueles a que posteriormente se iria chamar de “voos regionais” entre Madrid e Lisboa ou Porto.
Fernanda Valente


publicado por quadratura do círculo às 17:18
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1 comentário:
De Janaina a 25 de Março de 2009 às 22:15
Muito bom! Vale a pena também dar uma olhada nesse texto aqui: http://www.betoveiga.com/log/index.php/2008/05/finanas-pessoais-coisa-de-mulher/

Abs!


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